quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

 
TIRADAS DO GÉNIO - VIII

O OUTRO LADO DA DEUSA

Uma das divas imortais do cinema, Marlene Dietrich, se para muitos era uma estrela inacessível lá no Olimpo para outros era um ser humano bondoso e generoso, que o digam os muitos amigos e exilados que durante a II Guerra Mundial ela ajudou financeiramente na sua fuga do regime de Hitler, ela que, apesar de berlinense de gema, era uma feroz activista anti-nazi! Consta que, já famosa e com Hollywood a seus pés, recusou um convite do Führer para regressar à Alemanha, recusando um cheque em branco para que fizesse os filmes que lhe aprouvesse desde que propagandeasse o regime...



Um dia, chegou ao conhecimento da famosa actriz e cantora de que um homem que comprara bilhetes para um espectáculo seu tinha adoecido gravemente. Sem ninguém lho pedir e sem fazer alarido, Marlene não descansou enquanto não descobriu o hospital onde o seu fã estava internado, foi até lá, sentou-se junto à cama do infeliz e cantou para ele durante meia hora!
 - "Não fiz nada de mais." - comentou - Ele pagou para ver-me!"

João Sem Dó
(Musicólogo de Valmedo)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026


"A maior parte das pessoas desculpa os erros de quem seja simpático!"
E.C. MacKenzie
"2700 Quotes for Sermons and Addresses"
😊

Se assim fôr e por isso, e para quem não seja carrancudo por natureza e um caso perdido, será sempre uma boa ideia colocar a má disposição de lado porque ao fim e ao cabo basta um sorriso (natural) e um pouco de charme (sem exagero) para criar uma ligação positiva com os outros e com o mundo... E até ver é grátis, experimente, não custa nada! 

João das Boas Regras
(Sociólogo de Valmedo)                                                                       

domingo, 8 de fevereiro de 2026

"Vale de Pombas" - Jean-Charles Forgeronne

 

 
ANEDOTAS QUE PARECEM POEMAS - XVI

DATAÇÃO MAIS PRECISA NÃO HÁ!

Um  turista de visita ao Dino Parque da Lourinhã estava deslumbrado com as centenas de bichos espalhados pelo recinto e ao reparar nuns verdadeiros ossos de dinossauro em exposição ali a um canto não resistiu a perguntar ao primeiro funcionário do parque com que se cruzou: 
 - Quantos anos têm estes ossos?
 - Têm precisamente cento e cinquenta milhões e dois anos de idade! 
Intrigado, até porque se julgava entendido na datação de fósseis, o turista insistiu:
 - Raio, como pode ter essa certeza toda?
 - Ora - respondeu o outro - exactamente há 2 anos perguntei isso ao paleontólogo que para aqui trouxe os ossos e ele disse-me que eles tinham 150 milhões de anos!  

"Dino Parque" - Jean-Charles Forgeronne

João Parte-Pedra
(Geólogo de Valmedo)