EFEMÉRIDE # - 63
MINI...? APENAS NO TAMANHO!
Constrangido pela premissa do mínimo espaço disponível, ISSIGONIS genialmente inventou uma coisa que hoje, passadas décadas, é trivial: a caixa de velocidades seria colocada por debaixo do motor de quatro cilindros em linha e montado transversalmente! Ainda devido à falta de espaço, o radiador teve que ser montado numa posição lateral e que acabou por limitar o tamanho das rodas... mini! Mas essa desvantagem que poderia acarretar algum desconforto foi ultrapassada por outra grande ideia, uma suspensão de elementos de borracha que tornava a condução agradável e segura... Por causa do espaço disponível também, nos primeiros modelos, lançados em 1959, as portas não eram forradas e os vidros eram de correr...
Muitas versões do MINI existiram até hoje, incluindo aquela que acabaria por ganhar o Rally de Monte Carlo em 1964, mas todas elas, e mesmo as actuais já com a chancela da BMW continuam a inspirar-se naqueles esboços do sonhador Issigonis da década de 50....
E depois não há como escapar, vem sempre à ideia aquela publicidade:
É TÃO GIRO TER UM MINI!
Passam hoje 31 anos que Sir ALEC ISSIGONIS iniciou a sua última viagem, partindo deste mundo no dia 2 de Outubro de 1988... Como em todas as últimas viagens, não existe um itinerário nem sequer um destino garantido, é apenas um rally pelo imenso e desconhecido mundo das estrelas que fica muito para além, depois de atravessado o traiçoeiro vale dos sonhos e em plena derradeira praia dos sentidos, numa qualquer galáxia distante e a anos-luz do nosso pequeno mundo, e a única certeza que temos é que o nosso herói, armado cavaleiro em 1969, está bem entregue porque continua a viajar confiante e em segurança a cavalo do seu incomparável MINI!...
![]() |
Rascunho em toalha de papel... |
Conta-se que foi em plena esplanada de um hotel de Cannes que ISSIGONIS teve uma visão, a ideia para o desejado carro compacto desejado pela British Motor Corporation para fazer face ao racionamento de petróleo devido à crise do Canal do Suez de 1956... E as coisas acontecem assim, naturalmente, Alec, inspirado, pega na sua caneta de estimação e febrilmente começa a rascunhar numa toalha de papel o que viria a ser um dos mais célebres e revolucionários modelos de automóvel, o MINI!
![]() |
Sir Alec e o primeiro MINI... (1959) |
Constrangido pela premissa do mínimo espaço disponível, ISSIGONIS genialmente inventou uma coisa que hoje, passadas décadas, é trivial: a caixa de velocidades seria colocada por debaixo do motor de quatro cilindros em linha e montado transversalmente! Ainda devido à falta de espaço, o radiador teve que ser montado numa posição lateral e que acabou por limitar o tamanho das rodas... mini! Mas essa desvantagem que poderia acarretar algum desconforto foi ultrapassada por outra grande ideia, uma suspensão de elementos de borracha que tornava a condução agradável e segura... Por causa do espaço disponível também, nos primeiros modelos, lançados em 1959, as portas não eram forradas e os vidros eram de correr...
![]() |
Campeão em Monte Carlo.... |
Muitas versões do MINI existiram até hoje, incluindo aquela que acabaria por ganhar o Rally de Monte Carlo em 1964, mas todas elas, e mesmo as actuais já com a chancela da BMW continuam a inspirar-se naqueles esboços do sonhador Issigonis da década de 50....
![]() |
MINI - Modelo MAURÍCIUS - 2019 |
E depois não há como escapar, vem sempre à ideia aquela publicidade:
É TÃO GIRO TER UM MINI!
João Piston
(Automobilista de Valmedo)
(Automobilista de Valmedo)
"Gasolina mal precisa, oficina, nem pensar!" slogan que não foi pensado para este automóvel mas que, decerto, se pode aplicar. Um ícon do mundo automóvel.
ResponderEliminarSó não não consegui vislumbrar a versão "Mauricius", por mais voltas que tenha dado nos arquivos do mundo motorizado, eh! eh!