EFEMÉRIDE # 7 -
O ARTISTA MAIS IMPORTANTE QUE VASCO DA GAMA
O ARTISTA MAIS IMPORTANTE QUE VASCO DA GAMA
Há exactamente 100 anos, a 1 de Novembro de 1916, AMADEU DE SOUZA CARDOSO inaugurava no PORTO "ABSTRACCIONISMO", a primeira das duas únicas grandes exposições que faria em Portugal na sua curta existência já que morreria passados apenas dois anos, com trinta de idade. Já então era um pintor conceituado e reconhecido além-fronteiras, na sua curta aventura parisiense tinha privado e cultivado amizade com BRANCUSI e MODIGLIANI, génios tão irreverentes quanto importantes no modernismo e na revolução de mentalidades de uma era cinzenta e decrépita...
Essa exposição, tal como a sua réplica em Lisboa passado poucas semanas, num país então como hoje atrasado e provinciano, originou um caso de novidade e escândalo tão ao gosto dos incendiários e radicais lusitanos que chegou ao ponto de muitos dos 30000 visitantes em apenas 15 dias de exibição terem sentido a necessidade visceral de cuspir nalgumas obras em exposição (!), tão só porque estavam muito para além do seu entendimento...
Fugindo da eclosão da II Guerra Mundial, Cardoso exila-se em Manhufe, socorre-se da presença em Portugal do casal DELAUNAY e mesmo assim, apesar de todas as contingências, ainda consegue exibir em Barcelona, Estocolmo e Oslo. Trabalha com denodo e constância, e apesar de todas as críticas brejeiras e invejas obstinadas, granjeia a admiração de espíritos tão rebeldes quão importantes como ALMADA NEGREIROS que dele haveria de dizer: " A primeira descoberta de Portugal na Europa e no século XX"....Ou por outras palavras, se o não reconheceres hoje te arrependerás amanhã....!
Mais importante que a descoberta do caminho marítimo para a Índia, provocaria Almada, mas decerto mais importante e genuíno que milhentas demagogias utilizadas para a afirmação do mundo lusitano, Amadeu resiste e brilha pelo seu génio, por que raio é necessário um artista genial sofrer e morrer incompreendido para só ser reconhecido passados séculos?
Como pode um génio destes ser derrotado por um simples vírus da gripe, ainda que espanhol? "La vida és una porquería...!" diria nuestro hermano, mas quanto será preciso esperar até nascer outro génio assim?....
João Breve
(Cronologista de Valmedo)
Essa exposição, tal como a sua réplica em Lisboa passado poucas semanas, num país então como hoje atrasado e provinciano, originou um caso de novidade e escândalo tão ao gosto dos incendiários e radicais lusitanos que chegou ao ponto de muitos dos 30000 visitantes em apenas 15 dias de exibição terem sentido a necessidade visceral de cuspir nalgumas obras em exposição (!), tão só porque estavam muito para além do seu entendimento...
Fugindo da eclosão da II Guerra Mundial, Cardoso exila-se em Manhufe, socorre-se da presença em Portugal do casal DELAUNAY e mesmo assim, apesar de todas as contingências, ainda consegue exibir em Barcelona, Estocolmo e Oslo. Trabalha com denodo e constância, e apesar de todas as críticas brejeiras e invejas obstinadas, granjeia a admiração de espíritos tão rebeldes quão importantes como ALMADA NEGREIROS que dele haveria de dizer: " A primeira descoberta de Portugal na Europa e no século XX"....Ou por outras palavras, se o não reconheceres hoje te arrependerás amanhã....!
Mais importante que a descoberta do caminho marítimo para a Índia, provocaria Almada, mas decerto mais importante e genuíno que milhentas demagogias utilizadas para a afirmação do mundo lusitano, Amadeu resiste e brilha pelo seu génio, por que raio é necessário um artista genial sofrer e morrer incompreendido para só ser reconhecido passados séculos?
Como pode um génio destes ser derrotado por um simples vírus da gripe, ainda que espanhol? "La vida és una porquería...!" diria nuestro hermano, mas quanto será preciso esperar até nascer outro génio assim?....
João Breve
(Cronologista de Valmedo)
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