sexta-feira, 14 de junho de 2024

 

A ORELHA E OS NÚMEROS DE VAN GOGH...



Dizem que a vida de Vincent Van Gogh foi um fracasso total, a começar na pintura onde foi desprezado e incompreendido pelos seus contemporâneos, repare-se que chegou ao ponto de ser considerado inapto para prosseguir estudos superiores na  Academia de Arte de Antuérpia; antes disso já tinha fracassado como negociante de arte numa empresa de família e também tinha sido dado como inapto para a carreira religiosa quando quis pregar aos miseráveis do mundo-cão de então, mas como se não bastasse também fracassou a nível social, não constituiu família devido a relações amorosas desastrosas, tendo sido rejeitado várias vezes e até chegou ao ponto de ser proibido de se casar, primeiro com uma prima já comprometida e depois com uma prostituta; além disso, fracassou no intuito de agregar à sua volta uma comunidade de artistas, toda a gente, à excepção do irmão que nunca o abandonou, se afastava por não conseguir suportar o seu carácter sombrio e os seus ataques de violência e paranoia... Quando vivia em Arles, a população chegou a exigir a sua expulsão da cidade por considerá-lo um "louco perigoso"!   


"Autoretrato" - 1889, (sem orelha)


Van Gogh viveu 37 anos e só foi activo como artista nos últimos 10, entre 1880 e 1890; dizem que durante toda a sua atormentada vida apenas terá vendido 1 quadro, "Vinhedo vermelho", 6 meses antes de se suicidar, e ainda que para alguns isso possa ser um exagero repetido ao longo dos anos, mesmo que se tenha vendido mais uma ou outra obra, a verdade não andará longe porque foi sempre dependente financeiramente do seu irmão Theo e sem esse sustento teria certamente morrido à fome num qualquer buraco miserável... 
Van Gogh trabalhava compulsivamente, ao pintar ligava-se ao mundo e à natureza e fugia da sua loucura, nos períodos em que não tinha ataques chegava a pintar 1 quadro por dia e em dias frenéticos até 2, nos últimos 60 dias de vida, e já muito doente, pintou 80! Estima-se que hoje em dia estarão espalhados pelo mundo inteiro 2250 obras de Van Gogh, entre 1250 quadros e 1000 esboços...



"Autoretrato" - 1888


1886 - andava Van Gogh por Paris quando a sua mãe, entretanto viúva, abandona a casa natal da família na Holanda e o seu espólio; os quadros ali deixados (esquecidos?) pelo artista são comprados por um adeleiro que os vende ao desbarato por 10 cêntimos e aqueles que não consegue vender simplesmente queima-os! Se o ignorante soubesse a loucura que fez talvez cortasse não uma orelha mas as duas, para além de mais algum orgão que vislumbrasse! 
1890 - a venda de "Vinhedo vermelho" rendeu a Van Gogh 400 francos, apenas o suficiente para subsistir durante um mês e pico já que a mesada que lhe era dada por Theo era de 250 francos!
1987 - a obra "Os Lírios" foi vendida por 54 milhões de dólares!
1990 - o "Retrato do Dr. Gachet" foi comprado por 60,5 milhões de euros!

Quanto às outras duas mil e tal obras não é conhecido o valor nem sequer se estão à venda, nem tampouco é conhecido o paradeiro da orelha esquerda que Van Gogh cortou à navalhada depois de uma zanga terrível com o seu hóspede Gauguin, só se sabe que nessa mesma noite a foi oferecer embrulhada num lenço a Raquel, uma prostituta sua amiga... E quanto valerá hoje a orelha perdida de Van Gogh, neste mundo que adora as relíquias e que oferece milhares por um pêlo púbico de uma qualquer superstar?


João Plástico
(Artista de Valmedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário