ESTE MUNDO ALIENÍGENA...
A silhueta do OVNI (UFO) domina o horizonte e a atmosfera de BRATISLAVA, onde quer que se esteja, na Cidade Velha, no Castelo, no Parque da Cidade Nova, no Danúbio nem sempre azul... E então à noite é impossível evitar a ideia de que daquelas luzes penduradas na cabeça do monstro marciano não sairá o Raio da Morte descrito por H.G.WELLS em "A Guerra dos Mundos", esse terrível feixe de luz quente e invisível que incendeia tudo ao seu contacto.
"E a Coisa que eu vi! Como poderei descrevê-la? Um trípode monstruoso, maior do que muitas casas, passando por cima dos jovens pinheiros, esmagando-os ao passo que caminhava; um engenho móvel de metal luzente, caminhando agora através do urzal; pendiam dele cabos articulados de aço e o estrépito produzido pela sua passagem misturava-se com o ribombar do trovão. (...) Visto de perto, o objecto era incrivelmente estranho, pois não se tratava de simples máquina insensível seguindo o seu caminho. Era na realidade uma máquina cujo passo metálico ressoava e tinha tentáculos compridos, flexíveis e reluzentes que balouçavam e chocalhavam em redor do seu estranho corpo. Escolhia cuidadosamente o seu caminho e o capuz de latão que a sobrepujava movia-se de um lado para o outro, sugerindo uma cabeça a olhar em redor. Atrás da parte principal do corpo achava-se uma massa enorme de metal branco, semelhante a um cesto de pescador, gigantesco; baforadas de fumo verde esguichavam das juntas dos membros quando o monstro passou ao pé de mim. Desapareceu instantaneamente. E foi esta a visão que tive dele, vagamente, iluminado pela luz fulgurante dos relâmpagos, intervalada por densas sombras negras." in "A Guerra dos Mundos"
![]() |
Ilustração de "A Guerra dos Mundos" |
Mas a NOVY MOST, ou PONTE NOVA, assim chamada apesar dos seus quarenta anos de idade e não obstante os seus 90 metros de altura, não ameaça ninguém, não cospe fogo nem transporta repugnantes marcianos no seu interior. Nem vamos encontrar por aqui o Tom Cruise a tentar salvar a humanidade nem vamos entrar em pânico porque na rádio não se ouvirá a apocalítica narração do outro WELLS, o ORSON... Símbolo futurista de uma terra de história milenar, a ponte vive hoje uma relação harmoniosa com o tranquilo Danúbio mas nem tudo foi pacífico na sua existência: a sua construção rasgou a meio o centro histórico da cidade, arrasando o bairro judeu e a sua sinagoga... Estratégias políticas de difícil aceitação!

Bratislava, para além dos reconfortantes vinhos quentes à disposição nos deslumbrantes mercados de Natal, para além dos pivos (cerveja) e das salsichas feitas de mil diferentes maneiras, ganhou aura por ter sido, nos séculos passados, a primeira escolha para muitas residências de aristocratas e para muitos bailes de pompa e circunstância.... Diz-se até, numa provocação saudável e picaresca, que as noites aqui duram mais e que as saias são mais curtas do que na austera Viena.....
Do alto do UFO ou do cimo do castelo, há que admirar o vale do Danúbio e, fechando os olhos, perceber o porquê de ter sido dali que Johann STRAUSS se inspirou para compor a sua famosa valsa...
João Palmilha
(Viajante de Valmedo)
Recordo-me de ter visto a película na TV (A Guerra dos Mundos). sempre me fascinou o mistério da nossa solitária peregrinação Universo adiante (depende da perspectiva). Talvez por, intrigante que seja o facto de nos imaginar-mos sós por entre milhões de galáxias, nos sentir-mos impelidos a imaginar monstros extra-terrestres que nos atormentem a solitária existência.
ResponderEliminarExistência que não tem sido fácil para os judeus ao longo dos séculos quais nómadas. Mas também se põem a jeito.