EFEMÉRIDE # 25
ZEPPELIN NA LUZ DE LISBOA...
Não, não se trata de comemorar um concerto dos grandiosos Led Zeppelin em Lisboa mas sim da passagem pela capital do maior dirigível alguma vez construído, o HINDENBURG, corria o solarengo dia 25 de Setembro de 1936, três anos antes da eclosão da II Guerra Mundial....
Um dirigível não era mais do que um enorme balão dotado de um mecanismo de controle da direcção, coisa que um simples balão não tinha....FERDINAND VON ZEPPELIN, um militar alemão, tinha desde pequeno o sonho de voar no seu próprio dirigível, proeza que alcançou em 1900 e, passados apenas 10 anos, a sua empresa já fabricava aeronaves para transporte de passageiros, dentre as quais o ex-libris era o Hindenburg...
ZEPPELIN NA LUZ DE LISBOA...
Não, não se trata de comemorar um concerto dos grandiosos Led Zeppelin em Lisboa mas sim da passagem pela capital do maior dirigível alguma vez construído, o HINDENBURG, corria o solarengo dia 25 de Setembro de 1936, três anos antes da eclosão da II Guerra Mundial....
Um dirigível não era mais do que um enorme balão dotado de um mecanismo de controle da direcção, coisa que um simples balão não tinha....FERDINAND VON ZEPPELIN, um militar alemão, tinha desde pequeno o sonho de voar no seu próprio dirigível, proeza que alcançou em 1900 e, passados apenas 10 anos, a sua empresa já fabricava aeronaves para transporte de passageiros, dentre as quais o ex-libris era o Hindenburg...
Não foi a primeira passagem por Lisboa da grande nave, tal ocorria com regularidade desde o principio do ano e era sempre um grande acontecimento... O Hindenburg pairava sobre a cidade por breves minutos e largava 200 quilos de sacos de correio em pára-quedas! Eram as notícias fresquinhas, as novidades tão ansiadas que vinham da Europa... E depois lá seguia viagem para o Rio de Janeiro.....
Era um autêntico gigante, com 245 metros de comprimento e 41 de diâmetro voava a 135 Km/h com uma autonomia de 14 mil kms e era constituído por dois pisos que albergavam 70 passageiros e 15 tripulantes que tinham ao seu dispôr um refeitório, um salão, uma sala de leitura, um bar e uma área para fumadores... Um cruzeiro aéreo de luxo!
O Hindenburg foi rei e imperador dos ares ainda durante uns meses, até ao fatídico dia de 6 de Maio do ano seguinte em que uma azarada aterragem em New Jersey se tornou uma catástrofe: uma trágica explosão consumiu a nave e matou um terço das pessoas a bordo.... Acabava-se a era dos Zeppelins....
João Breve
(Cronologista de Valmedo)
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