terça-feira, 17 de março de 2020



CURIOSIDADES DO MUNDO CÃO - XXIII

O ACASO, O JACUZZI A INÊS...


Hoje foi um dia feliz, ainda mais feliz que os dias normalmente felizes que uma corrida a caminhar pelo planalto geralmente proporciona pois, para além de me sentir em quarentena absoluta já que os únicos seres vivos com que me cruzei foram uns estúpidos insectos voadores anunciadores da primavera e que em contra-mão me entravam por um olho e saíam pelo outro e umas aves  de  pouca rapina em voos circulares de alerta, um feliz e curioso acaso fez-me enveredar por um trilho ainda desconhecido que me levou a dar de cara espantada com o mítico e misterioso Jacuzzi da Inês, tesouro que me escapava há anos... Quase me senti como Howard Carter ao descobrir o túmulo de Tutankamon!


Ideia feliz teve quem assim baptizou a célebre formação rochosa, ela faz de facto lembrar uma banheira, se com jacto de água ou não isso é opcional, o certo é que, ofegante pela surpresa e pelo esforço da subida, me aconcheguei e assim, refastelado de olhos fechados sob um sol retemperador durante dois pares de minutos, recuperei milagrosamente o fôlego e o ânimo para o resto da aventura... Não sei se INÊS alguma vez aí se deleitou enquanto esperava pelo amado que por ali passava quando subia dos lados da Pena Seca mas se nunca o fez não sabe os banhos relaxantes que perdeu!


Muitos séculos depois de Inês outro feliz acaso mudou o banho da humanidade: a necessidade aguçou o engenho de Candido JACUZZI, um dos sete irmãos inventores que emigraram da Itália rumo à Califórnia no inicio do século XX para fazer carreira de sucesso na aviação e na agricultura através dos seus conhecimentos de hidráulica e a banheira de hidromassagem surge em 1956 quando Candido pensou num sistema que bombeasse água e assim minorasse o sofrimento do seu filho que sofria de artrite... Anos mais tarde a família patenteava a banheira de jacto!

"A Morte de Inês" - Joana Alves, Moledo

E tenho cá para mim que Joana Alves terá idealizado a sua "A morte de Inês" esculpida na rocha do planalto depois de ter visto o jacuzzi milenar como eu vi, assim a história adquiriria outro encanto...

João Parte Pedra
(Geólogo de Valmedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário